« Magritte | Entrada | A cara do assassino (e ainda a propósito do “Barnabé”) »
abril 15, 2004
"Barnabé" – A TVI da blogosfera!
“Boa noite, eu sou o Daniel Oliveira e este é o Barnabé!”
É assim que, cada vez mais, eu encontro o Barnabé que, quando o comecei a ler, confesso, até era um blogue aceitável, parcial como se espera e como são todos, e todos têm de ser, mas bastante aceitável.
Antes de mais, tudo que eu vou dizer não tem absolutamente nada a ver com a ideologia assumida no Barnabé, nem tampouco com o partido que o escuda.
Não sou de esquerda, é um facto, não sei se serei de direita, é outro facto, tenho imensas dúvidas sobre tudo e sobre todos.
Acima de tudo, detesto a mediocridade e este mundo de arrivistas e videirinhos em que cada vez mais sobrevivemos.
Foi para ajudar a lutar contra isso que nasceu este blogue.
Ora, nesta perspectiva, sucede que hoje, e particularmente no que toca aos posts do Daniel, o Barnabé está inchado do mais ignóbil populismo demagógico. Como uma espécie de Paulo Portas ao espelho – só que ainda com mais recurso ao lugar comum, à ideia fácil, ao que soa bem, ao que é bom de ouvir, à descontextualização e à suprema intolerância.
Se um blogue tivesse pernas era vê-los de feira em feira a dar o beijinho da praxe à D. Bitória.
Cheios daquilo que, por cartilha lida e relida, eles mesmo tanto criticam.
E começa a ficar tão inchado que qualquer dia rebenta de tanta verdade.
Porque, sim, para quem não sabe, tivesse este blog-boy carro para rodar e o destino o levasse à Figueira, tínhamos PM – pois se ele nunca se engana e raramente tem dúvidas.
E quem não tem dúvidas, tresanda!
Porque a certeza cheira mal e faz o mundo rodar em ponto morto.
Em suma: histórias de faca e alguidar a armar ao pingarelho e doutrina pimba a armar ao intelectual. Tudo em quantidades exageradas.
Assim é o Barnabé.
Concluindo: e para que não me venham com essa, “que o blogue é do rapaz e ele escreve o que quiser” digo já que, pois sim senhor, ele escreve o que quiser mas não me tirem a mim o direito de criticar.
Assim como o “Barnabé” organizou uma petição para mandar o José Manuel Fernandes para o Iraque, eu posso perfeitamente organizar petição idêntica para mandar o Daniel de Oliveira e sua equipe para semelhante paragem.
Assim como não estou livre que alguma alma faça o mesmo por mim.
Goste-se ou não são as regras do jogo actual e é com elas, até se encontrar melhor, que temos que conviver.
Em suma, já sei a resposta à pergunta! Já sei o que tem o Barnabé de diferente dos outros.
Tem tudo isto que acima deixei e a conjugação em que isso se consubstancia – uma suma mediocridade.
E isso irrita-me!
E como disse há muito pouco tempo, em contribuição itálica para o BdE “Neste mundo de hoje o que mais interessa é distinguir os Medíocres (M) dos Não-Medíocres (NM). Desabafo, pois, sobre algo que sempre me atormentou, que me vem atormentando de forma mais aguda ultimamente, algo que me enraivece até às lágrimas, que me tolda o espírito, que me altera o humor até ao Prozac: a Mediocridade! O mundo parece, cada vez mais, estar cheio desses pequenos répteis, repelentes e asquerosos que vêem o mundo por entre duas palas de orientação, como burros de carga que na realidade são. E eu, estupidamente, deixo-me incomodar com eles, com os seus olhares entupidos, com os seus sorrisos vazios, com as suas gargalhadas sonoras, com a seborreia com que me engraxam os sapatos. E o problema começa a ser sério e grave, pelo menos para mim que não consigo passar por cima da merda, acabando sempre por pisá-la. Fico ali, a fazer pontaria e lá vai. Não consigo ignorar, não consigo olhar adiante, fico a remoer naquilo, horas a fio. Fico a imaginar como me saberia bem ter dito isto, feito aquilo. Até se me arrepiar a espinha e depois vocifero. Impreco!”.
Pois neste caso e para não ficar com azia, aqui fica este post.
Quanto mais não seja, e pouco mais será, marco posição.
afixe
Afixado por em 15 de abril de 2004, às 17:00
Afixadelas
Ora aqui está um texto de elevada reflexão política.
Afixado por Daniel Oliveira em 15 de abril de 2004, às 17:31
Olhó lugar-comum do Barnabé...
verificar se os textos são ou não de "elevada reflexão política" - página 62 da cartilha do Barnabé.
Olha, Daniel, este texto não é de "elevada reflexão política" nem sequer pretendia sê-lo!
Ok, Dany-boy?
Afixado por Afixe em 15 de abril de 2004, às 17:42
Calma, Daniel! o Afixe tem uma missão e essa missão é lutar contra a mediocridade! Como ele disse em contribuição itálica para o Bde, ele impreca! Deixá-lo imprecar! Está bem que se não fosse o Barnabé, o Afixe não existia. Mas também é verdade que se não fosse o Oriente, ninguém agora conhecia o São Francisco Xavier! Continua a tua missão, Afixe amigo!
Afixado por antonio em 15 de abril de 2004, às 17:46
Agora fiquei com duvidas, antonio.
Uma questão existencial, dizes tu?
Se não fosse o Barnabé, este blogue não existia?
Ó porra, então desculpa lá e obrigado!
Afixado por Afixe em 15 de abril de 2004, às 17:50
Não percebo. Se não gosta, pq vai lá clicar? Masoquismo? Olhe, vá a www.ditadura.web.pt e divirta-se um bocadinho mais...
Afixado por mike em 15 de abril de 2004, às 18:36
Estou curioso. Distingues entre Medíocres e Não-Medíocres. De que lado é que te posicionas? E com que motivos?
Afixado por J em 15 de abril de 2004, às 18:40
J:
A mediocridade é um estado de espirito.
E, como tal, algo extremamente subjectivo.
Ou se é, ou não! Eu até posso sê-lo, de acordo com os teus padrões, J, mas não de acordo com os meus.
Mike:
Vou ao Barnabé na mesma medida e pela mesma razão que o Daniel lê o JMF. Percebeu a ideia? Quanto ao da ditadura, já que conhece, vá e que lhe faça bom proveito. Prefiro a democracia, com Barnabés e tudo.
Sei que ficaste na mesma, isto só com desenhos...
Afixado por Afixe em 15 de abril de 2004, às 19:09
Isto só com desenhos, diz o Afixe, de quem nunca li mais do que rascunhos. E toscos.
Afixado por Pedro Sales em 15 de abril de 2004, às 19:31
Nem todos podemos escrever tão bem como tu, Sales.
Ui que a comunidade barnabiana veio toda em defesa do patrão...
Afixado por Afixe em 15 de abril de 2004, às 19:34
Ora aí está. Vou ao Barnabé porque não há patrão. Aqui há padrão
Afixado por fin em 15 de abril de 2004, às 19:43
Lá não há patrão?
Aqui há padrão?
OK. Concordo com a segunda parte. Aqui há realmente um padrão.
Afixado por Afixe em 15 de abril de 2004, às 19:53
Sinto-me como o Jim Caviezel depois de um dia de filmagens. Vocês são mesmo maus. E, porra, escrevem bem e apresentam argumentos sólidos.
Afixado por Afixe em 15 de abril de 2004, às 20:04
Fixe afixe !
Marcastes uns pontos.
Mas não concordo contigo numa coisa. Que o Barnabé não preste. O Barnabé é dos melhores Blogs da blogosfera. Nenhum outro de dá tanta informação e te explica o modo de pensar do pessoal revolucionário. Para se conhecer o Bloco de Esquerda, nada como ler o Barbabé. Ainda ontem estava a ouvir o Miguel Portas na TV e parecia estar a ler o Barnabé. Por tudo isto estou grato ao Barnabé. Acho que todos o deviam ler como leram o Capital de Marx.
Afixado por Carlos em 15 de abril de 2004, às 20:14
Tens razão, Carlos. Tens razão...
Afixado por Afixe em 15 de abril de 2004, às 20:17
Mais um em defesa do patrão que paga mal e cujos empregados lhe dão a riqueza.
Gosto muito do Daniel Oliveira mas diverti-me imenso com este post. Parabéns Afixe. Mereces uma garrafa da reserva especial da Casa do Benfica do Fundão.
PS - Acho que o Daniel também gostou :)
Afixado por Real em 16 de abril de 2004, às 00:04
Afixe,
A arrogância fica-lhe mal.
Desde que o BdE o promoveu a itálico, que o tipo de comentários/posts mudou radicalmente.
O "Não-Medíocre" mostra a sua "superioridade" através do insulto e acusa o "Medíocre" de se achar superior. Bravo.
Momentos poético do post:
"Seborreia com que lhe engraxam os sapatos"
"Não consigo passar por cima da merda, acabando sempre por pisá-la"
"...répteis, repelentes e asquerosos que vêem o mundo por entre duas palas de orientação, como burros de carga que na realidade são."
Momentos poético do post:
"Seborreia com que lhe engraxam os sapatos"
"Não consigo passar por cima da merda, acabando sempre por pisá-la"
"...répteis, repelentes e asquerosos que vêem o mundo por entre duas palas de orientação, como burros de carga que na realidade são."
Afixado por Nuno em 16 de abril de 2004, às 08:21
E "Medíocre" tem acento...
Afixado por Nuno em 16 de abril de 2004, às 08:22
Ainda bem que gostou, Nuno. Estou cá para o servir...
Afixado por Afixe em 16 de abril de 2004, às 11:02
Um mundo de uma única cor seria um mundo inabitável. Um mundo a preto e branco já é habitável mas não tem piada. Um mundo colorido com blogues como o Afixe e o Barnabé, cada cor seu paladar, tornam o mundo num sítio mais aprazível. Eu também gosto de ler o Daniel Oliveira, que me diverte e educa. Raia os extremos, mas até disso eu gosto - aliás, já lhe disse que também admiro o João Pereira Coutinho pela mesma razão, por nos levar aos limites sem preocupações pelo socialmente correcto. Não acredito que o Afixe existe porque o Barnabé existe. Mas se assim fosse batia palmas na mesma.
Afixado por Paulo em 16 de abril de 2004, às 16:41
Sim, senhor! Medíocre tem acento. Já está corrigido. Bem haja, Nuno.
Afixado por Afixe em 16 de abril de 2004, às 17:48
A primeira (e única) vez que fiz um comentário negativo a um outro blog, no meu (com direito a link e tudo), foi ao Barnabé. Recém-chegada a estas andanças, li muito e de tudo mas nada me irritou tanto como a mediocridade de um texto que por lá vi (pejado de lugares comuns mas com grandes pretensões). Como é óbvio, não me ligaram a ponta de um corno. Quanto a mim ( e apesar de tal facto lhes ser absolutamente indiferente, o que é natural) exerci o direito supremo de lá não voltar (pois não sou masoquista). O que aconselho vivamente.
Afixado por Sofia em 19 de abril de 2004, às 01:34
Possivelmente este comentário já não vai ser lido pelo Afixe; ainda assim apeteceu-me perguntar-lhe se não se esqueceu de dizer ao Daniel que ele é "politicamente desonesto" e "intelectualmente arrogante". É que estas duas expressões podem resolver tudo. Por exemplo:
O Daniel escreve: "CDS diz que eleições fazem com que escolha de Durão seja "Sabotada na Retaguarda"."
Basta responder: Vossa Excelência é politicamente desonesto e intelectualmente arrogante.
O Daniel diz: "Com apenas uma decisão, Jorge Sampaio devolveu a esquerda aos jorges coelhos e entregou a direita ao circo populista e ao CDS/PP. Com apenas uma decisão, Jorge Sampaio tornou a democracia incompreensível para os portugueses."
Resposta: Vossa Excelência é politicamente desonesto e intelectualmente arrogante.
Lembrei-me agora de outra que também dá muito jeito: "O senhor apresenta-se como sendo o guardião do bom comportamento... Quem é o senhor para me dar lições de moral?
Nunca ouvi ninguém dizer isto mas suspeito que o seu efeito é garantido.
Afixado por António Macieira em 11 de julho de 2004, às 19:33
Não gosto de "panfletos" e o Barnabé nasceu precisamente com essa finalidade, ainda lá deixei algumas ferroadas, mas depois desisti, quem tem uma "missão" nunca liga a criticas.
Afixado por Mário em 29 de novembro de 2004, às 10:13
