« Live on TV: ''How to do an Abortion'' | Entrada | A questão das rendas »
setembro 07, 2004
Para que não fiquem dúvidas
Este blog é escrito por 5 pessoas independentes como já se disse por diversas vezes. Com bastante frequência tenho-me identificado, até mais do que no início pensei, com o que os meus parceiros escrevem. Está agora de novo muito aceso um assunto que não desejo discutir, porque como já o disse atrás, não acredito que vá convencer ninguém, nem ninguém me convence do contrário. Refiro-me à questão do aborto. A minha posição é, neste campo, mesmo diferente. Creio que diferente de todos, mas muito claramente do Monty e do Bernardo. Quando se nomeiam as posições como sendo Contra ou Pró aborto, é já para mim motivo de alguma irritação. Escuso de dizer que não sou “pró-aborto” porque duvido que isso exista. Mas sou a favor da despenalização, acredito que é um movimento irreversível, e considero a actual lei limitada. Para além de que não se está a beneficiar dela como é devido, porque a burocracia e outros bloqueios, implicam que os prazos sejam ultrapassados.
Achei que devia a mim própria, e aos que me costumam ler, este esclarecimento. Mas não vou adiantar mais nada, nem entrar em polémicas. Ponto final, pelo meu lado.
Afixado por Emiéle em 7 de setembro de 2004, às 22:30
Afixadelas
E eu sou a favor da manutenção da actual lei, contra a entrada do barco e contra o triste espectáculo mediático hoje dado pelas wow. Triste e lamentável, pelos motivos infra expostos.
E nós, amigos como dantes...
;)
Afixado por Monty em 7 de setembro de 2004, às 22:52
E olha que acho que já não havia dúvidas.
Eu pus as cartas na mesa, a M também, o Gibel, tu, o Bernardo.
E está tudo bem, tudo continua bem.
Assim queiramos.
O que não é possível é andarmos reprimidos escondidos atrás de uma postura politicamente correcta por causa de uma linha que o blogue não tem. Até agora nunca tinhamos dado com um assunto tão fracturante, apenas isso.
Um blogue bem plural como eu sempre quis e imaginei. Aqui não existe aquilo que é apanágio do Barnabé e que eu sempre abominei. Não somos avençados de nada, nem ninguém. E muito menos de um suposto temor reverencial do que não conhecemos dos outros e do medo de por eles ser julgados.
Quanto ao demais, foi hoje a última vez que eu terminei um post dizendo que a minha opinião só a mim me vincula - isso é demasiado óbvio.
A pluralidade tem que ser a nossa imagem, nem que eu o tenha que colocar a néon na frontaria, acrescentando-o ao uivo do cão.
Reconheço o suposto problema: não há outro blogue assim. Ninguém duvide. Sem ofensa, todos os blogues colectivos, BdE e Renas, inclusive, estes dois não deliberadamente, por linha editorial, acredito, têm uma um certa homogeneidade de opiniões.
Nós não, norteia-nos apenas o bom senso e o aceitar das diferenças dos outros, o que inclui as nossas.
Está dito: é isto que o afixe tem de diferente dos outros. As diferenças internas e o saber viver com elas.
Afixado por Monty em 7 de setembro de 2004, às 23:07
Já me esquecia: ser pró e contra o aborto vale obviamente o que vale. Obviamente ninguém é verdadeiramente pró-aborto, tipo: curto abortar.
Por ser tão óbvio, não me choca o simplismo das expressões. Obviamente: fala-se da despenalização.
Afixado por Monty em 7 de setembro de 2004, às 23:10
Caro Monty:
Disse uma coisa interessante e raramente vista (a não ser em ocasiões politicamente correctas): Que os pró-escolha não são pró-aborto.
É comum esta confusão premeditada e errada por parte dos anti-despenalização: cria confusão e marca os pró-escolha como seres desprendidos da vida e frios. É uma confusão estudada.
Já que estou com a mão na massa: Sou pró-escolha, mas tenho as minhas dúvidas em relação à mensagem que a Dr. Rebecca deixou na SIC.
Afixado por aZElha em 8 de setembro de 2004, às 00:15
Monty: A mensagem era mais geral, não para ti que creio entenderes o que penso. Mas se somos 5 pessoas diferentes ( e realmente creio ser raro um blog deste tipo) eu sinto que "sou mais diferente". Vocês têm mais pontos em comum entre vós do que eu. O que não quer dizer que não me sinta bem aqui. Sabes que sim. Mas também é certo que neste momento, "de fractura" como sentiste, apesar de não querer ( e não o vou fazer, que sou muito teimosa )alimentar uma polémica, também não podia não dizer nada. Teve de ser.
Afixado por Emiéle em 8 de setembro de 2004, às 00:28
Só mais uma coisa: quando digo que não quero entrar em polémica, não é obviamente para ser "politicamente correcta" ou "enquadrar-me numa linha" que, como disseste, não existe. Não tenho nenhum medo de polémicas, mesmo entre nós, se achasse que ia alterar alguma coisa. Neste caso não. É só isso.
Afixado por Emiéle em 8 de setembro de 2004, às 00:48
Em relação ao teu post Emiéle, disseste tudo o que venho por aqui a "apregoar" a algum tempo. Estou de acordo contigo.
O Monty disse :"
Reconheço o suposto problema: não há outro blogue assim. Ninguém duvide. Sem ofensa, todos os blogues colectivos, BdE e Renas, inclusive, estes dois não deliberadamente, por linha editorial, acredito, têm uma um certa homogeneidade de opiniões."
Isso poderá passar-se porque geralmente os amigos mais próximos têm opiniões parecidas.
Mas permite-me discordar. Vocês não são os únicos :) Nós lá nos enresinados somos 4 e temos opiniões bem diferentes. Basta acompanhares estas últimos séries de posts sobre o aborto e sobre algumas questão da rússia para perceber isso mesmo. Que temos opiniões diferentes e debatemos isso no blog :)
Foi só uma "achega" para não dizerem que são os únicos ahah
Afixado por cachucho em 8 de setembro de 2004, às 01:26
Pois tens razão, cachucho.
É certo. Fui lá ver e confirmo. Mas vocês não se zangam tanto como nós!
;)
Afixado por Monty em 8 de setembro de 2004, às 15:01
Só agora é que dei por este post, Emiéle... Que tristeza eu andar tão distraído... As minhas desculpas, porque este post é de comentário obrigatório...
A empatia entre as cinco pessoas que escrevem neste blogue não me parece dizer respeito a uma homogeneidade de opiniões sustidas em equipa, mas sim uma empatia de posturas e de personalidades.
Somos todos diferentes aqui!
"Empatia" não é "identidade". A unidade do Afixe baseia-se, na minha modesta opinião de recém-chegado, na "empatia" e não na "identidade".
Ninguém obriga ninguém a seguir uma linha ou uma ideologia. Isso seria detestável. Não tenho grandes dúvidas de que o segredo para o sucesso do Afixe está precisamente na ausência da monotonia ideológica.
Aqui dentro, ninguém tem medo de dizer o que pensa, nem de criticar o que os outros pensam.
Aqui não há tabus.
Falo por mim, mas a empatia que sinto pelos restantes colaboradores do Afixe nada tem a ver com uma total concordância de pontos de vista. Partilho de muitas das ideias de cada um de vocês, e não partilho de muitas ideias de cada um de vocês. O mesmo sucederá convosco em relação a mim.
Não acho que a questão do Aborto nos fracture, por duas razões:
a) a forte divergência das nossas opiniões, que noutros ambientes é algo de fracturante, aqui é a força, porque torna o blogue apelativo e interessante
b) a forte divergência das nossas opiniões faz-nos sermos nós próprios, cada um à sua maneira, e termos a noção da importância da postura que cada um ocupa como peça deste todo.
E pronto. É o que eu acho!
Afixado por Bernardo Sanchez da Motta em 14 de setembro de 2004, às 20:02
