« Nevoeiro e solidão | Entrada | João Garcez: o 12º cromo »
maio 11, 2005
DE COMO A FALTA DE CHÁ É SEMPRE ALHEIA

Era de esperar: o Carlos “MacGuffin” respondeu-me à letra, no seu blogue, acusando-me de tropelias mil. Tudo bem. O que tenho a responder ao grosso da prosa já ficou escrito no meu último comentário. Deixem-me só acrescentar uma ou duas coisitas…
Ele afirma que, dos três “cromos” que até agora retratei, o “Tiago foi, mais ou menos, poupado (até lhe acha piada e tal)”. Mentira. Eu gosto muito do “Voz do Deserto” e julgo que deixei tal afecto bem claro.
Depois, ele garante que eu não escolhi a via da ironia, tendo antes optado pelo caminho mais fácil, uma senda “«séria» e ordinária”. Claro está que, quando escrevo, “CCCC há muito tratou de reduzir ‘a esquerda’ a um bando deplorável, capaz apenas das maiores malfeitorias” estou a ser literal e muito sério. Aliás, topa-se à légua que eu encaro este assunto como merecedor da maior gravidade. Ó Carlos, olha que eu sei bem que a “blogosfera não deveria ser levada tão a sério”; não me vês agora com lacrimejantes olhos de virgem ofendida a queixar-me da maldade alheia.
Ele queixa-se também das minhas injustas generalizações, a propósito… das suas generalizações. Como? Por exemplo, assinalando as passagens mais light de um post seu onde estabelece laços entre a esquerda e o anti-semitismo. “Por sinal, nesse texto eu «só» escrevia isto”, diz ele. Mas não foi “só isto” que ele escreveu. De fora da oportuna e selectiva citação fica uma conclusão maravilhosa: “mas, caramba: qualquer pessoa com os ouvidos e olhos apurados percebe que o anti-semitismo (o amador e o profissional) vem, hoje em dia, sobretudo da esquerda.” Ou seja: a argumentação deu muitas voltas com paninhos quentes mas voltou ao exacto preconceito de partida. Sem ter acumulado um grama de provas pelo caminho, claro está.
Quanto ao texto que motivou a minha charge, lá vem a ladainha desculpabilizadora: ele quis apenas alertar-nos “para o facto de ser necessária alguma cautela, especialmente entre leigos, quando nos debruçamos sobre os fenómenos atmosféricos ou meteorológicos”. Mas não foi isto que ele então escreveu, muito antes pelo contrário! A paródia era bem clara: o Carlos Carapinha socorreu-se de relatos de secas antigas para deixar claro que agora o tal “distinto cientista filiado no Bloco de Esquerda” só se poderia lembrar de acusar os EUA de crimes ambientais já no sec. XVI. Dito de outra forma: quem nos alerta para um possível aquecimento global são os simples de espírito que nem sabem que antes já havia secas e que só imaginam uma fonte para todos os males do mundo: os EUA. Isto não me parece compaginável com a “moral da história” que o autor agora quer martelar para dentro da sua pequena fábula.
Por fim, depois de repetir o comentário já por aqui depositado e a que já retorqui, ele encerra o libelo acusatório garantindo que “pessoas assim”: “fecham logo as portas, por receio de contagio com os leprosos ímpios”. Estranho é que por aqui haja portas abertas a comentários e por lá os leprosos se fechem a sete chaves, não vá lá aparecer algum visitante que se lembre de contaminar olhos ou almas mais sensíveis…
Afixado por João Garcez em 11 de maio de 2005, às 19:24
Afixadelas
Mas será possível que tu não consegues colocar esta porra com o teu username, ó cromo? Razão tem o CCCC.
Afixado por Monty em 11 de maio de 2005, às 20:28
Já tá! Também é rápido.
Ninguém deu por isso.
Afixado por Emiéle em 11 de maio de 2005, às 20:49
Já tá, já, e não imaginas quem fez a coisa, pois não?
Afixado por Monty em 11 de maio de 2005, às 21:19
João,
se continuares a marrar com o contra-a-corrente - um dos blogues de direita mais decentes da blogosfera lusitana - juro-te que deslinko o aphixe dos electrodomésticos todos cá em casa (até da torradeira!). ..'da-se!
Afixado por antónio b. em 11 de maio de 2005, às 21:27
A fada sininho ?
Afixado por Emiéle em 11 de maio de 2005, às 21:47
Há gente que não se enxerga. Comparar o Garcez comparado com o McGuffin é como comparar a carraça com o hospedeiro.
Afixado por T´Bone em 11 de maio de 2005, às 22:03
O que é o "Garcez comparado"? Não me digas que já há quem se dedique a esse tipo de estudos...
Afixado por Monty em 11 de maio de 2005, às 22:10
A única coisa que me espanta nisto tudo, muito honestamente, é porque carga de água se deu o McGuffin ao trabalho?!
Afixado por monstro horrendo em 11 de maio de 2005, às 22:25
Ó monstro pinta paredes, continuas com dor de corno? A palavra "Afixe" incomoda-te deveras, hein? Não se arranja ninguém que te agrade, porra. Foste mordido por um aphixador quando eras monstrinho?
Afixado por Monty em 11 de maio de 2005, às 22:31
Um pormenor curioso: só vejo os McGuffettes a defender o dono no Afixe. Será algum problema com o sistema de comentários do contra-corrente? É que lá não consigo encontrar nenhuma mensagem de apoio.
Afixado por Monty em 11 de maio de 2005, às 22:38
olha que ser McGuffette tem muito mais pinta que um gajo ser apodado de Garcezette, ó Garcezette de trazer por casa!
Afixado por antónio b. em 11 de maio de 2005, às 23:51
Quanto à resposta do CCCC, tenho uma coisa a dizer... boring! Pergunto-me porque será que o MacGuffin não acrescentou à sua análise a frase que o João Garcez escreveu neste post como, por exemplo, “mas, caramba: qualquer pessoa com os ouvidos e olhos apurados percebe que o anti-semitismo (o amador e o profissional) vem, hoje em dia, sobretudo da esquerda.” Dava muito mais piada ao texto. Mas, depois de nos rebolarmos a rir com as desventuras do abade não-sei-das-quantas e com a moral escondida do CCCC - “para o facto de ser necessária alguma cautela, especialmente entre leigos, quando nos debruçamos sobre os fenómenos atmosféricos ou meteorológicos” - quem pode acusar o CCCC de não ter graça?
Afixado por esdruxulando em 12 de maio de 2005, às 13:38
João,
Já lhe perguntou se ele concordou com TUDO o que JPC escreveu? Já lhe perguntou se ele achou exageradas algumas frases, ou alguns termos, apesar de ter concordado, na altura, com a mensagem geral de JPC? Já lhe perguntou por que gostou ele tanto assim desse texto? Se houve, na altura, um contexto específico? É que você parte logo do princípio de que ele assinaria tudo, ipsis verbi, só porque ele disse que era o melhor texto sobre o 11 de Setembro. Além disso eles são amigos. É como lhe disse: você não tem a mínima das calmas porque você presume logo tudo, acha logo que as intenções são as piores, os preconceitos estão ao rubro. Nem sequer se predispõe a dialogar (por exemplo, perguntando). Para si, tudo está claro. Para si, dali só pode vir porcaria. Basta comparar a forma como o Carlos ‘McGuffin’ (que eu não conheço e com quem nunca falei) já admitiu que por vezes exagera, outras vezes erra e que nem sempre acerta no tom, e a forma como você continua implacável, senhor das suas sentenças, agarrado aos seus preconceitos, para perceber aquilo que digo. “Ah! mas ele disse que o anti-semitismo vem sobretudo da esquerda!”. E depois? É a opinião dele (que ele tenta sempre fundamentar minimamente). Para quê tanto melindre? Como lhe disse, sou de esquerda e não acredito que assim seja (não concordo com ele), mas compreendo que ele o diga, dado o facto de ser da esquerda que surgem as vozes mais exageradamente criticas em relação a Israel e ao suposto lóbi maquiavélico dos judeus (e não me venha dizer que não é assim!). E , como ele já disse, isso não significa que ele ache que você ou a generalidade dos bloguistas de esquerda são anti-semitas. É esse benefício da dúvida que você não lhe quer dar. Sumariamente, você já o julgou. A sua intransigência, o seu assanhamento e a sua cegueira pela objectividade de um vocábulo dito aqui, e outro acolá, nem sequer lhe permitem ver a figura de intolerante e surdo que você adoptou. É o mesmo tipo de intolerância que eu vejo em certos tipos de uma certa direita (nem vale a pena lançar nomes «acidentalmente»). Você nem discutir – no sentido mais nobre - sabe ou quer. Eu não estou para aqui a defender o CCCC, até porque discordo de muita coisa e já por vezes me irritei com certas afirmações (embora às vezes acabe a pensar que, se calhar, o tipo tinha razão em certos pontos). Mesmo discordando dele, não posso deixar de dizer que, sendo eu de esquerda (ou também vai pôr isso em causa?), gosto muito do Contra a Corrente e acho que é um bom exemplo de correcção e nível dentro dos blogs de direita. Quem nos dera a nós que, no campo dos blogs políticos situados à direita, todos fossem assim. Mas, tudo bem, fique lá com a sua. Estamos só a conversar e eu não o quero convencer de nada. A sua opinião está mais do que formada.
Afixado por Mariana em 12 de maio de 2005, às 14:30
buy adipex on-line phentermine adipex free pop up blockers adware remover mature nudes mature pantyhose california department of insurance life insurance quotes teen shemales tranny gallery credit score debt settlement levitra on line ordering 50mg levitra versus viagra adult personals sex chat room feet fetish torture devices phentermine 30mg buy cheap phentermine online mom and son incest family incest cialis prescriptions where can i find the best price for cialis incest porn toon porn shit pics wierd shit hydrocodone overseas suppliers buying hydrocodone generic tramadol 120 cheap tramadol beastiality tgp girls having sex with dogs gay spanking free twinks celebrex adipex turning stone casino throat pokers tom welling pictures daniel radcliffe pictures nylon stocking black pantyhose piss pictures pissing babes free hentai clips free hentai videos christina aguilera dirty video de michelle vieth bdsm cartoons xxx toon pics true rape stories rape poems teen fuck teen lesbians cheap plane tickets football tickets viagra on line viagra jokes
Afixado por mature galleries em 2 de julho de 2005, às 22:14
buy adipex on-line phentermine adipex free pop up blockers adware remover mature nudes mature pantyhose california department of insurance life insurance quotes teen shemales tranny gallery credit score debt settlement levitra on line ordering 50mg levitra versus viagra
Afixado por mature galleries em 2 de julho de 2005, às 22:15
