« Sem lobbies | Entrada | Venezuela: juíza do processo que envolve co-piloto português renunciou a funções »
setembro 26, 2005
Alegre que nem ginjas
Sabedor que as sondagens sobre o voto presidencial têm um valor referencial muito diminuto, ainda para mais aquelas realizadas num blogue, não deixa de ser curioso notar que, depois de, na Sexta-feira à noite, se ter recomeçado do zero e introduzido o nome de Manuel Alegre, a Sondagem do Afixe sobre as Presidenciais (vide coluna da esquerda) segue desta forma:
Certo que ainda está a tirar dividendos do efeito simpatia-pelo-poeta-traído-pelo-partido, e, por isso, a coleccionar votos à direita e à esquerda, a verdade é que, para já, Alegre está a cair que nem ginjas.
Afixado por afixe em 26 de setembro de 2005, às 12:33
Afixadelas
Existe um grande/enorme desencanto pela política e pelos partidos políticos. Ao posicionar-se contra o seu próprio partido, Alegre cativa esses descontentes cada vez mais numerosos. O facto de ser mais um escritor e poeta e menos um político profissional, também conta a seu favor.
Afixado por Rui Martins em 26 de setembro de 2005, às 13:05
Concordo contigo Rui. Até agora é a única candidatura apartidária, e constitui assim o seu maior trunfo. Mas não concordo com a segunda parte do teu comentário. As pessoas não depositam muita confiança em não profissionais, muito menos nos tempos que correm...
Afixado por BG em 26 de setembro de 2005, às 13:44
BG, olha bem para a porcaria de resultado que até agora o país obteu com os profissionais da política. Para a piiii que os tipos para lá andam a fazer há 30 anos, mais vale ter um tipo a dizer o que lhe vai na alma em relação à escória que se instalou, não esquecer o célebre: "a mim niguém me cala" ;)
O único problema é o de saber se o Manuel Alegre vai aguentar o jogo dos tubarões e não escorrega pelo caminho, isso sim. Vamos ver.
Afixado por bluegift em 26 de setembro de 2005, às 15:52
monty querido, não falaste nisso quando o cavaquinho ía à frente, pois não? ;)
E o que tens contra o efeito simpatia-pelo-poeta-traído-pelo-partido? Sempre é bem melhor que o efeito Caras (ai tão vips que eles são! sei lá! tão poderooooosos, aiiii que emoçããão!!!!!) de que os outros dois gozam...
Afixado por bluegift em 26 de setembro de 2005, às 16:04
Caro Bluegift, o mesmo argumento pode ser utilizado contra Alegre. Se um profissional não foi capaz, que garantias temos que um homem das letras consegue? Um país não vive apenas de sonetos e de prosas... E temos que ter em atenção que nos últimos 30 anos, nem todos as pessoas responsáveis por pastas e secretarias de estado foram más! Embora muitas vezes sejam assim tratadas, já que são englobadas no pacote...
Afixado por BG em 26 de setembro de 2005, às 16:32
E segundo dizem, ser englobado no pacote ainda dói um bocado.
Afixado por Jon em 26 de setembro de 2005, às 16:34
(má como as cobras - esta é para a Blue - ;)
De resto e a todos, nem o Alegre nem os Tristes (patrocinio malucos do Riso), ninguém nos há-de tirar deste charco de águas fétidas. Muito menos com o sistema meia-de-leite que inspira a atribuição de poderes ao PR.
O Alegre tem uma vantagem: parece que já estou a ver, em face do défice:
"Mesmo na noite mais triste
em tempo de servidão
há sempre alguém que resiste
há sempre alguém que diz não"
Não! Não é esse o défice. Vai ser um PR (longe vá o agoiro) muito útil, sim.
Afixado por Monty em 26 de setembro de 2005, às 16:49
BG, não estou a dizer que todos foram maus, seria uma grande injustiça.
O que tenho afirmado sobre o assunto é que Cavaco e Soares (quer queiras quer não são os lideres incontestáveis dos partidos do poder) já tiveram e têm (não precisam ser presidentes para exercerem influências significativas) oportunidades mais que suficientes para promoverem uma política de desenvolvimento sustentado e não de agravamento das diferenças sociais. Manel Alegre não tem, nem de longe, tal poder. Mas pode vir a tê-lo (mesmo que aparentemente limitado) e mesmo que nada faça, pelo menos duvido que continue a inchar a classe empresarial à custa do povinho da mesma forma que os outros.
Cavaco e Soares já tiveram oportunidade para mostrar o que valem, já mostraram que tipo de interesses defendem, e não são de certeza os do país. Não existe melhor alternativa.
Procura na coluna esquerda os posts por Pedro Cordeiro e monty e lê sff o que foi escrito, senão passamos a vida a repetir o mesmo...
Afixado por bluegift em 26 de setembro de 2005, às 20:27
Monty: Concordo! Ninguém nos tempos mais próximos parece ir alterar a situação de forma significativa (se bem que, apesar das más línguas, o actual PM ainda esteja de boas graças... até ver...). Mas, pelo menos, estes crápulas que já estiveram no governo e continuam a mexer influências: Não! Nunca mais!
Entretanto, esqueceste o resto:
"Pergunto ao vento que passa
notícias do meu país
e o vento cala a desgraça
o vento nada me diz.
Pergunto aos rios que levam
tanto sonho à flor das águas
e os rios não me sossegam
levam sonhos deixam mágoas.
Levam sonhos deixam mágoas
ai rios do meu país
minha pátria à flor das águas
para onde vais? Ninguém diz.
Se o verde trevo desfolhas
pede notícias e diz
ao trevo de quatro folhas
que morro por meu país.
Pergunto à gente que passa
por que vai de olhos no chão.
Silêncio -- é tudo o que tem
quem vive na servidão.
Vi florir os verdes ramos
direitos e ao céu voltados.
E a quem gosta de ter amos
vi sempre os ombros curvados.
E o vento não me diz nada
ninguém diz nada de novo.
Vi minha pátria pregada
nos braços em cruz do povo.
Vi minha pátria na margem
dos rios que vão pró mar
como quem ama a viagem
mas tem sempre de ficar.
Vi navios a partir
(minha pátria à flor das águas)
vi minha pátria florir
(verdes folhas verdes mágoas).
Há quem te queira ignorada
e fale pátria em teu nome.
Eu vi-te crucificada
nos braços negros da fome.
E o vento não me diz nada
só o silêncio persiste.
Vi minha pátria parada
à beira de um rio triste.
Ninguém diz nada de novo
se notícias vou pedindo
nas mãos vazias do povo
vi minha pátria florindo.
E a noite cresce por dentro
dos homens do meu país.
Peço notícias ao vento
e o vento nada me diz.
Mas há sempre uma candeia
dentro da própria desgraça
há sempre alguém que semeia
canções no vento que passa.
Mesmo na noite mais triste
em tempo de servidão
há sempre alguém que resiste
há sempre alguém que diz não."
Manuel Alegre (futuro Presidente da República.... LOL)
Afixado por bluegift em 26 de setembro de 2005, às 20:40
É que nem ginjas! Já dei o meu contributo.
Afixado por Peter em 26 de setembro de 2005, às 22:50
É que nem ginjas! Já dei o meu contributo.
Afixado por Peter em 26 de setembro de 2005, às 22:51
Quando eu descobrir a veia poética no (do) Louçã, vocês vão-se haver comigo (nosco).
Afixado por isabel faria em 26 de setembro de 2005, às 23:48
Candidatos que são deputados desde sempre, e compactuaram com o estado lastimável em que o País se encontra?
Candidatos que concorrem apenas para derrotar a direita e não pelo bem do País?
Está tudo dito!
Afixado por em em 27 de setembro de 2005, às 19:05
Não consigo votar nesta mini sondagem que fazem aqui no blog, porém, devo dizer que sendo militante do P.S não me coibirei em votar no Manuel Alegre! Aliás, cá em casa somos 5 pessoas (3 do partido socialista, 1 do bloco de esquerda e 1 do partido comunista), no entanto, todos votaremos em Manuel Alegre, e o mais curioso foi ter havido uma confluência nesse sentido completamente espontanea!
Afixado por Miguel C. em 1 de outubro de 2005, às 04:37
fico muito satisfeito pelo Dr. Manuel Alegre estar à frente nesta sondagem, pois para mim é o melhor candidato.
Afixado por carlos silva em 7 de outubro de 2005, às 19:37
para que serve um presidente?
para que serve o parlamento?
para que servem os partidos políticos?
quem se sente representado?
Afixado por mig29 em 23 de outubro de 2005, às 04:01
para que serve um presidente?
para que serve o parlamento?
para que servem os partidos políticos?
quem se sente representado?
Afixado por mig29 em 23 de outubro de 2005, às 04:04
sou apoiante de manuel alegre e li , por acaso o seu blog...além dos meus parabéns , acho que já conseguiu o fundamental que é a discussão das coisas do mundo e da vida e não a submissão das pessoas ao pré determinado , seja pelos partidos seja pelos "donos da república e da democracia" instalados.
Afixado por duende em 2 de novembro de 2005, às 15:41
