« Afixe - dois milhões de visitas | Entrada | O crucifixo. Ai Deus e u é! »

novembro 27, 2005

Reflexões num domingo de sol

cristo.jpg
Salvador Dali - Cristo

Ontem "postei" uma coisa sobre salas de aula e crucifixos. Pensei que o assunto iria, de certo modo, ser pacífico. Um Estado laico e uma das muitas Igrejas (mesmo que a mais preponderante) devem manter relações cordiais, de cooperação, mas nunca de domínio. E o respeito pela igualdade de símbolos religiosos e de religião é determinante numa democracia não teocrática (haverá alguma que possa ser teocrática, ou será incompatível?).

Ao longo do dia de ontem ouvi várias declarações de "repúdio", "indignação" e "revolta" - não apenas da Igreja, como até eventualmente poderia ser de esperar, mas de partidos políticos laicos e de personalidades avulsas.
Se a Igreja decide, porque quer e com toda a legitimidade, tomar medidas dentro do seu seio, como ainda recentemente a história da ordenação de homossexuais mostrou, embora passível de comentários dos cidadãos, num país livre que somos (e parece que, às vezes temos medo de o ser), já me parece estranho que uma medida destas seja atacada com a violência com que o esta a ser, sendo o espaço, a sua organização e as decisões exclusivamente da competência de um governo laico de um país laico multiconfessional.
.
Vendo a cois por outro prisma: não acham que estarem crucifixos nas salas de aula e espaços das escolas, sendo escolas estatais, é um abuso da liberdade religiosa? Nas áreas onde as chamadas "minorias" são já um larga maioria nas salas de aula (vejam-se as escolas de Loures ou da Amadora), que diriam se fossem colocados símbolos islâmicos, animistas, indús, budistas?

Fica a questão, para mais uma discussão "Aphixiana", neste novo "milionénio".
Bernardo: I am calling you to the stand! Pedro: saca aí de uns argumentos. Blue, Gibel, todos e demais: vamos dar argumentação a ambas as partes.

Abraços "milionários"

Afixado por Mário Cordeiro em 27 de novembro de 2005, às 12:47

Afixadelas

"Vendo a coisa por outro prisma: não acham que estarem crucifixos nas salas de aula e espaços das escolas, sendo escolas estatais, é um abuso da liberdade religiosa?"

OBVIAMENTE OBVIAMENTE OBVIAMENTE OBVIAMENTE

Sal de Portugal
(Diário do adeus aos Cigarros)

http://www.sal-portugal.blogspot.com/

Afixado por JAC em 27 de novembro de 2005, às 13:51

Outra vez? Volta e não volta o mesmo assunto? Pra isso mais valia fazer simplesmente um "link" para o debate que já se fez (e muito) neste MESMO blog.

Acho que se assiste a cada vez maior laicização do Estado e de todas as instituições, cujo único conceito aglutinador é a "Igualdade", quando muito a "liberdade", e de modo nenhum vejo a "fraternidade". Parece-me pouco, como elementos aglutinadores de um povo, por detrás deste conceito existe um fascínio qualquer pela "humanidade". O Problema é que nós próprios é que somos a "humanidade", portanto ninguém sabe o que ela é, se ela se referenciar a ela própria!

Por outras palavras: quanto mais laico formos, mais eu desejo que a Igreja consiga movimentar as suas pedras para fazer mais escolas suas, mais instituições, mais "sectores cívicos". Pois cada vez menor é o meu apreço pelo "sector público", que não é mais do que uma roda imparável e inconsciente de si mesma (não há porquês: apenas comos e um grito imaturo e constante de libertação - irresponsabilização - incompromisso).

Muito denso e pouco claro. É do teclado que hoje está duro e não me permite deambular em esclarecimentos mais detalhados. Peço desculpa.

Afixado por Luis em 27 de novembro de 2005, às 14:41

promiscuidades...igreja/poder ainda andam aí :(

Afixado por riquita em 27 de novembro de 2005, às 23:39

Concordo contigo, Mário.
Infelizmente ainda há muita gente que confunde Estado laico com sociedade laica.

Afixado por Marco Oliveira em 28 de novembro de 2005, às 10:42

Mário,
Claro que não concordo com a presença de símbolos religiosos nas escolas públicas, e claro que me parece ser uma situação que vai contra a constituição portuguesa.
Talvez concordasse se essa presença incluisse todos os credos, em paridade, em função dos existentes no país. É um problema complexo, que tende a colocar-se cada vez mais com a imigração e sensibilização a outras religiões que não a católica.
Eu sou tão católica quanto portuguesa. Tal não me impede de criticar nem a igreja nem o país, da mesma forma que não constitui obstáculo à simpatia por outras religiões e nacionalidades.
E, sinceramente, já cansa esta mania de colocar a igreja católica como vítima dos laicos, agnósticos e todos os outros diabinhos aquáticos...
O país, felizmente, está a libertar-se do domínio segregador de uma igreja provinciana, tipicamente portuguesa (salvo raras excepções). João Paulo II dedicou uma boa parte da sua vida a tentar estabelecer a paz e harmonia entre as diversas igrejas. Só mesmo a mentalidadezinha mesquinha, profundamente provinciana e clubista de certos grupos "ilha" portuguesas pode justificar a indignação verificada.

Afixado por bluegift em 28 de novembro de 2005, às 14:23

Afixe o seu comentário

Se porventura o seu comentário for apagado, não estranhe. Por certo, continha algum dito ou observação de carácter medíocre ou intolerante. E mediocridades ou intolerâncias, como toda a gente já vai sabendo, não são permitidas no Afixe. É censura? Se estiver a pensar em censura como acto de condenação, crítica, reprovação, repreensão ou admoestação pelo baixo nível da observação em questão, então, sim: é censura! Ah, e outra coisa: se quiser publicidade, pague-a! De preferência, contacte a equipa da weblog.com.pt, que bem precisa de patrocinadores. Uma última chamada de atenção: apesar de tentarmos controlar o nível dos comentários, alguns podem passar impunes (temos vidas para além disto), pelo que, por cautela, se refere: todos os comentários aqui afixados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores! Atentamente, a gerência.




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)

BlogRating online